A vida útil de um colchão é aproximadamente 10 anos. A vida útil exata de um colchão depende de vários fatores, nomeadamente o tipo de material, a qualidade dos mesmos e o uso do colchão. O tipo de material pelo qual o colchão é composto determina em grande parte o tempo que um colchão pode durar. Por exemplo, um colchão de molas tem uma vida útil muito menor que um colchão de espuma. As penas perdem rapidamente a sua resiliência e consequentemente o colchão não suporta adequadamente o corpo. Um colchão de espuma fria ou um colchão de espuma viscoelástica pode durar mais de 10 anos e por essa razão os hospitais compram colchões deste tipo. Há diferentes tipos de qualidades em todo o tipo de materiais. A qualidade dos materiais utilizados é também um indicador importante para analisar a vida útil do colchão. No caso dos colchões de espuma, quanto maior a gravidade específica, melhor a resistência do colchão e maior é o seu período de vida útil. O tempo de uso de um colchão também é um fator importante que determina a vida útil do colchão. O colchão de um quarto de hóspedes não necessita de ser substituído tão rapidamente como um colchão de uma cama que se dorme todas as noites. Durante o sono, nós perdermos fluidos corporais e escamas de pele e tal influencia a limpeza do colchão.
Muitas pessoas usam demasiado tempo o mesmo colchão e há pessoas que chegam a dormir 20 anos no mesmo colchão. Por vezes, os colchões são reutilizados por familiares e amigos e os mesmos nem sabem a idade do colchão. Isto não é higiênico e também prejudica a qualidade do sono e a da sua saúde. Os colchões sujam-se mais rápido do que a maioria das pessoas pensa. O ser humano pode libertar até um litro e meio de suor durante a noite e essa humidade é absorvida e estimula o crescimento de fungos e bactérias. Este crescimento de bactérias poderá causar um odor a bolor. As bactérias também afetam a espuma do colchão. Resumidamente, para além dos colchões velhos não serem frescos e higiénicos, estão mais desgastados e não cumprem adequadamente a sua função.
A vida útil de um colchão deve ser verificada em laboratório. A Associação de Consumidores, por exemplo, faz rolar um rolo de 140 quilos 30000 vezes sobre o colchão. Este processo simula o uso normal de um colchão durante uns 8-10 anos. Os investigadores das Associações de Consumidores observam então a qualidade de sono do colchão e fazem isso medindo a quantidade de espessura perdida, a força que o colchão ainda tem e se o mesmo suporta bem o corpo.
Tem o seu colchão há mais de 10 anos? Então chegou o momento de o substituir! Se pelo contrário, o seu colchão não tiver 10 anos, mas mesmo assim tem dúvidas, há várias maneiras de saber se o colchão necessita de ser substituído ou não. Em primeiro lugar, se sentir que não dorme bem no colchão e que o seu corpo não está bem apoiado, deverá proceder à sua substituição. Se o seu corpo não estiver bem apoiado poderá sentir dores de costas (na parte inferior) ou dor de pescoço ao acordar. Caso sinta irregularidades no seu colchão, deverá também o substituir pois é uma indicação que o material está a perder qualidade. Isto é mau para o corpo, para a sua posição de dormir e para o seu descanso noturno. Em segundo lugar, deve substituir o colchão se aparecer manchas amarelas na cobertura do colchão ou se começar a cheirar mal, pois isto são sinais que o seu colchão está cheio de fungos e bactérias.
Não devemos utilizar o mesmo colchão por mais de dez anos. No entanto, há algumas dicas que devemos seguir para prolongar a sua vida.Se é daquelas pessoas que costuma fazer a cama de manhã, deverá mudar os seus hábitos. Se fizer a cama de manhã, a roupa da cama não vai permitir a ventilação do colchão e consequentemente criam-se as condições necessárias para a formação de bactérias e fungos. Outro conselho é lavar a roupa da cama regularmente a uma temperatura de 60 graus e deixa-la secar bem. Quando colocar a roupa da cama a lavar, aspire o seu colchão para remover o pó e a sujidade o mais possível. É aconselhável trocar a capa do colchão a cada 1-5 anos porque as lavagens reduzem a qualidade do mesmo. Por último, um protetor de colchão poderá aumentar o tempo de vida útil do seu colchão pois protege o seu colchão contra substâncias nocivas dos fluidos corporais. A SmartSleeve é um bom exemplo disso!