O elastano é uma fibra química. Esta fibra é caracterizada principalmente pela sua elasticidade. Mesmo que esteja esticada até ao seu limiar, a fibra retornará quase ao seu comprimento inicial. O elastano está no mercado desde 1959. Nessa altura, a fibra química antigamente era conhecida como Fibra elastano. Desde 1962 foi distribuído pela marca Lycra em grandes quantidades. Hoje em dia é usado principalmente em roupas.
O elastano é feito de poliuretano e polietileno glicol. É um copolímero em bloco. Os poliuretanos são plásticos ou resinas sintéticas. O polietileno glicol é um produto químico líquido ou sólido. O uretano fornece a necessária coesão da fibra. Está localizado em seções esticadas e rígidas descansando uma sobre a outra. Estes copolímeros de bloco podem ser facilmente esticados. Devido a essa estileabilidade, um alongamento geral de mais de 700% é alcançado.
O elastano tem um longo comprimento de lágrima de 8 a 15 km e uma baixa taxa de absorção de humidade abaixo de 1%. É muito resistente à forma e à luz também. Para além disso, tem uma sensação suave e seca facilmente. Por este motivo, pode ser lavado em água até 40 graus e, em alguns casos, até 60 graus. Não tem carga estática.
Uma das principais aplicações do elastano é a roupa. O elastano é especialmente usado em roupas esportivas ou íntimas, pois essas roupas costumam ajustar-se ao corpo. Muitas vezes, o elastano é então misturado com outras substâncias, como a poliamida, como objetivo de melhorar o conforto de uso. Spandex é usado para as seguintes peças de vestuário: meias, roupas desportivas, calças de ciclismo, perneiras, roupa de banho, meias, roupas íntimas. O elastano também é usado em têxteis domésticos, como decks. Por exemplo, o colchão Emma é constituído por 2% de elastano.