O colchão de látex é uma das primeiras formas de colchão criado após o colchão do núcleo da mola. É feita uma distinção entre colchões de látex produzidos sinteticamente e colchões de látex naturais, cujo material é extraído da seringueira. Seja sintético ou natural, um colchão de látex oferece os seguintes benefícios:
Contrario ao senso comum que acredita que o látex é um material com baixa atividade respiratória, o látex ou os colchões de látex naturais possuem um grande número de pequenas bolhas de ar que aparecem durante a formação de espuma e a vulcanização do leite de látex. Essas bolhas de ar produzem pequenas lacunas no látex, o que proporciona ao colchão de látex a sua estrutura macia. Além disso, ocorre uma troca de ar e ventilação associada através dessas cavidades. Uma vez que o látex também possui propriedades antibacterianas, geralmente não é suscetível a infestações de ácaros, de modo que o colchão de látex também é muito adequado para pessoas com alergias. Outra vantagem dos colchões de látex é o seu alto peso. Devido à alta densidade do material (os colchões de látex geralmente têm um peso de 70 kg / m³), o colchão de látex é muito estável, portanto não ele não se deteriora rapidamente. A única desvantagem em relação uso de látex é o seu potencial odor desagradável.
O colchão de látex natural é ecológico e é feito de elementos naturais. No entanto, uma vez que o termo "colchão de látex natural" não está protegido, qualquer colchão de látex pode ser referido como um colchão de látex natural. Se você está a procura de um colchão de látex feito de borracha natural, então deve ter em consideracao o selo QUL. Este selo é concedido pela associação de colchões de látex com qualidade ecológica, certifica a pureza do látex utilizado e que o látex natural está isento de qualquer substância nociva. O látex natural também é mais suave do que o látex sintético em termos de estabilidade e durabilidade. Os colchões de látex sintético não são de modo algum inferiores aos naturais.