Os colchões de espuma fria são feitos de espuma de poliuretano, que é uma espuma em grandes blocos sem calor adicional (daí o nome colchão de espuma fria). O colchão de espuma fria é finalmente cortado dos blocos e feito com um perfil de superfície diferente dependendo do fabricante e do uso.
A espuma fria pode ser cortada facilmente, pelo que é possível incorporar zonas laminadas no núcleo através de cortes de núcleo. Normalmente, existem 7 zonas de sono, que se adaptam a diferentes áreas do corpo e apoiam cada uma dessas áreas com diferentes graus de força. A área do ombro é geralmente mais macia e proporciona alívio da pressão juntamente com o desempenho inferior da área do ombro, enquanto a área pélvica é geralmente mais rígida e suporta mais o corpo. O objetivo de dormir em áreas na espuma fria é garantir que a coluna vertebral seja colocada reta para evitar dor nas costas.
Um termo que sempre é ouvido em relação ao colchão de espuma fria. É expresso em kg/m³ e refere-se à densidade da espuma fria. Quanto maior o peso do colchão de espuma fria, mais estável e durável é o colchão. Um colchão de espuma fria que pesa mais de 40 kg/m³ é muito menos suscetível ao colapso do que um colchão de espuma fria com menor peso.